quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Horas no computador

Passo horas no computador. Todos criticam. Será que têm razão?
Elenco as coisas que fazia antes do computador:
  1. Ia à biblioteca frequentemente
  2. à livraria, sempre que tivesse uma por perto
  3. aos sebos, para cobrir o que o 1 e 2 acima não tinham
  4. Papeava com os amigos
  5. Assistia (ainda assisto, calma) televisão
  6. Via filmes no cinema ou na casa de amigos
  7. Ia ao banco pra tirar extrato
  8. Ia ao banco pra pagar contas
  9. Ia ao banco pra falar com o gerente
  10. Ia ao banco pra entregar documentos
  11. Visitava algum amigo são (aí já é demais, né, amigo doente eu vou de corpo presente afinal sou caridoso) calma que você já vai entender...
  12. Comprava coisas nas lojas
  13. Embutido está, quando se saía de casa, uma possível friagem ou insolação na cabeça; um custo de transporte; um trânsito mais ou menos irritante; uma possível exposição ao crime (o que o acesso à internet não obsta mas, pelo menos, passa mais despercebido)
  14. Jogos de tabuleiros ou cartas sempre com as mesmas pessoas, trapaceiras ou não
  15. Escrevia e recebia cartas, propagandas, flyers, etc
  16. Entre outras coisas....
Atualmente eu faço:
  1. Consulta de livros pela internet, 1, 2 e 3 acima. Já tenho minha biblioteca digital de domínio público. Tenho coisa pra ler que acho que vai ficar pra outra vida. Ainda bem que eu sei que existe reencarnação...
  2. Vide 1
  3. Vide 1 também
  4. Orkut e outras redes sociais atendem essa questão sem precisar me preocupar em cometer gafes sociais, estas são praticamente abolidas. Existem as gafes da Internet.
  5. Youtube e os vídeos dos meus amigos graças às câmeras digitais e câmeras de telefone.
  6. Eu e minha mulher já assistimos um filme usando o note e projetando na TV. Para juntar a galera faltou concordância de agenda.
  7. Pela Internet
  8. Pela Internet
  9. Pelo telefone e pela internet (email) e, em alguns casos, mensageiros instantâneos ou similares.
  10. Digitalizo e envio via email (por essa você esperava?)
  11. Vixe, travei contato com o impossível: tenho um amigo na Suíça e outro no Canadá que estavam aqui, trabalhamos juntos! Isso é o máximo. Como seria à 20 anos atrás?
  12. Já usei e uso muito o pagamento de boleto para isso pois é mais seguro. Só tive um caso de problema com um Celular Motorola - havia sido interceptado pelo crime organizado. Mas eles reembolsaram e tudo bem.
  13. Os custos embutidos foram minimizados e, quando se critica quantas horas passamos no computador, não levam em conta a exposição à poluição, ao nervoso do trânsito, ansiedade, apertos de condução, malcriação do motorista, etc...
  14. Confesso que estou com saudades de jogar buraco com meus parentes. Acho que vou abrir essa super exceção.
  15. Email, email, email... junk e email.
  16. Também, entre outras coisas.
tudo isso pelo computador. E dizem que eu passo muitas horas na internet. Não parece um contra-senso?

Coisas que o computador/tecnologia ainda não substituiu: as sensações da natureza, seus odores, seus humores, sua vida. Ainda que o Second Life tente. E também o contato das pessoas queridas. Afinal, as não queridas simplesmente não adicionam em sua lista de amigos representando justamente o que está no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário