quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dedo+PowerButton... se depender do Linux vai demorar

E aí, pessoal, reproduzo aqui uma conversa que travei com meu irmão sobre Linux. Aproveitem!
Era uma vez... uma solicitação a ele para ver qual a distro Linux que poderia ser útil para ele.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Faça um favor para mim, faça este teste, tem em português depois me fale de suas escolhas.

http://www.zegeniestudios.net/ - Looking for the Linux Distribution Chooser?
Aliás, para sua curiosidade, o meu deu justamente o que eu uso: Debian

...
Ele respondeu - no meu deu Mandriva...
Perguntei - Uma das coisas que você gosta é a facilidade no uso? É mais ou menos isso?
Respondeu - Sim, praticidade, objetividade, solução rápida...Gosto de gráfico, não de tela preta
-------------------------------------------------------------------------------------------
Ele é um típico M$ user. Então, achei que o resultado seria interessante. O Mandriva tem algumas palavras chaves que são "making Linux easier to use for everyone" e "pleasant environment to use".

Aí entrou-se na conversa da tela preta... Ei é tela preta, não cabra preta do velho Bruxo Santo Cipriano, :). A famigerada tela-preta é o trauma dos novicianos em TI. Isso deu o seguinte pano pra manga...

Se você soubesse o quanto eu aprendo com tela preta... E agora usando linux, então, nem se fala!
Estou com o Debian e eu emulo Windows Vista Home 32 bits via VMWare para acessar os sites que somente o Ru Windows trabalha. Fazer o quê,né? É a vida. Tá funcionando perfeitamente e não preciso fazer dual-boot. Uma belezura!!!

Convido você a experimentar, se quiser, o Ubuntu, ou mesmo o Mandriva, usando uma VirtualBox da Sun, por exemplo, pois o MS Virtual PC é só pra MS (até onde eu sei...). A Sun, por sua vez, é perita em ambiente Unix.

Foi assim que passei a valorizar um sistema operacional altamente estável como o Linux. Aliás, só dou boot nele pq, de vez em quando o VMWare com o Windows congela, freeze. Claro, não podia faltar isso, né Mr. Bill. Aí é no Dedo+PowerButton.

Tudo começou quando eu tinha o Windows Vista 32 bits Home Edition e não queria / quero comprar / copiar um tapa-olho (pirata) pra colocar na minha máquina. Pode vir cheio de problemas, conforme minhas experiências. Mesmo porquê de graça a M$ Microsoft não faz nada a não ser uns viewers como Word viewer, Excel e Visio viewer. Tem-se que comprar máquina com suporte desde que o Sistema Operacional O&M venha com o Windows básico Home que mal dá pra um programador se espreguiçar de tanto trabalhar. Fora os boots e reboots e as resoluções de ambiente e o pouco suporte técnico. Se observarem é tudo "o programa 'tal' tinha uma falha de segurança que permitia um hacker invadisse..." é só nesses termos que o MSDN trata as atualizações / Windows Update, não dá pra saber nada de instrutivo. Aí você se torna mesmo um trocador robotizado de DVD/CD nos servidores ao invés de um Analista de Suporte. Você fica refém.

Bom, testei em um S.O. como o citado acima, que estava usando uma das duas CPUs somente do meu C2D (Core 2 Duo) e emulei o ambiente em Debian 64. Porém, o virtualbox emulava somente, não usava os dois processadores, isso por que o meu C2D tem VT - Virtualization Technology (próprio do processador Intel 64 - não confundir com o Xeon, via software).

Então eu comprei um HD de 320 GB, externo, para notebook (3 1/2") e copiei todos os dados importantes que havia guardado.

Instalei em um ambiente limpo o Debian 64 com a versão testing squeeze, corajosamente, afinal sou um programador, porquê não ter uma versão voltada para programadores? Show de bola. Isso por que já tinha sabido que, apesar das pequenas adaptações, muita coisa é segredo de configuração, um comandinho somente e resolve tudo.

Funcionando tudo a 1000 maravilhas. Tudo bem, faltou justamente acessar os bancos financeiros que só aceitam o IE. Não me fiz por rogado e instalei o VMWare player, também de graça.

Nisso abri uma VM e instalei o meu Windows Home Edition O&M registrado que veio no meu note.

Agora eu consigo abrir o Windows, dentro do estável linux e, se der pau (como já deu mais de 5 vezes) é só fechar a VM que o linux continua 100 %.

É isso aí. Se quiser mais dicas é só falar. Vc também pode colocar um Linux básico e instalar a VM com o Windows completo, com todas as funcionalidades. É muito bom. Diga adeus aos reboots.

Aprenda com os experientes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário